A ultima edicao da National Geografic traz uma materia especial sobre pracas e jardins de Paris.O conjunto das fotos dispensa a necessidade de comentarios sobre Sao Paulo….onde neste momento vemos

- a construcao de mais um shopping em Pompeia (ao lado do West Plaza e clube do palmeiras)

- a decisao sobre a demolicao do edificio da Escola Batista, em Perdizes, com seus belos jardins que sao um alento verde em Perdizes…

- a continua pratica de remocao de arvores em ruas e avenidas (quase todas foram removidas das calcadas da reboucas) e pelo visto muitas serao cortadas na Sumare

Ai vao algumas das fotos de Amy Toensing que ilustram a materia.

Tulleries

4


O Jardin de Tuileries, do século 17, fica entre o Louvre, o Sena e a Place de la Concorde. Está entre os primeiros jardins da cidade a ser abertos ao público com jardins formais esculturas, fontes, cafés e muitas cadeiras, famosas por seu conforto


2

Noite no Parque

Nas noites de verão os imensos gramados geométricos do Champ de Mars atraem moradores de todos os cantos de Paris, que abrem suas esteiras à luz da Torre Eiffel para noitadas de música, brincadeiras e jantar ao ar livre.

 

A Ponta da Ilha

1


A Square du Vert-Galant
é um oasis na ponta oeste da Île de la Cité, no rio Sena, deve seu nome a Henrique IV, o audaz rei francês do século 16 conhecido como um galante conquistador. Uma refugio fantastico no verao!

 

 

3

Jardim Suspenso
O viaduto de uma ferrovia do século 19 virou a Promenade Plantée, um caminho suspendo de quase 5 quilômetros da Praça da Bastilha ao Bois de Vincennes. Seus jardins permitem caminhadas ee sob as arcadas do viaduto abrigam-se ateliês e galerias de arte.

 

Admirando o Sena

5

Convidativos bancos acolhem os passantes na Pont des Arts, uma ponte para pedestres sob

re o Sena. Daqui pode-se ver um belo por do sol com a vista pelo Louvre, DorsayMuitos locais públicos em Paris são providos de bancos e cadeiras, encorajando o descanso e o convívio.

 

Na Ile de la Cite

8A Place Dauphine é una pequena praça triangular na Île de la Cité. Paris é agraciada com cerca de 483 mil árvores de 120 espécies em seus parques, ruas, praças e jardins, frutos de esforços do século passado que prosseguem até hoje: a cidade planta 2,4 mil novas árvores por ano.



8

Montanhas em Paris
O Parc des Buttes-Chaumont já trvr muitos usos. Durante 300 anos, o parque abrigou as forcas de Montfauçon. Posteriormente, serviu como pedreira de gesso e depois como lixão dos bairros próximos. Na década de 1860, Napoleão III transformou o local em parque.

9Diante da Prefeitura
A Place de l’Hôtel de Ville, que fica na frente da prefeitura de Paris é um espaco publico entre o Sena e o Marais. No inverno, a prefeitura instala um ring de patinação na praça; às vezes, no verão, coloca uma praia artificial, com areia e quadras de vôlei, ou um gramado com área de esportes infatis.