Musica é uma das coisas que mais amo. Principalmente musica erudita, MPB e Jazz, mas é raro eu e minha esposa irmos a concertos e shows, por diferentes razoes, como so as vezes podermos contar com alguem que fique com nosso filho a noite, e quando ocorre, ser quase sempre às sextas feiras.

O que ocorre é que contrariamente ao slogan TGIF – Tanks Got It s Friday, acho a sexta o pior dia da semana. Por que?

Trânsito péssimo

Bares lotados

Cinemas lotados

Pior programação de shows em relacao a outros dias

É o dia em que estou mais cancado, depois de uma semana pesada de trabalho

Prefiro fazer happy hours em outros dias da semana, por exemplo, a ficar preso no transito e encontrar fila ou multidoes em bares e restaurantes.

Mas é na sexta que saimos a noite, em geral, porque a moca que trabalha conosco pode ficar ate 22 ou 23hs neste dia.

Dai, com muito transito, sempre acaba sendo uma correria chegar em casa, ir a um cinema e jantar ou ir a um bar., VEr um show de jazz por exemplo, se torna impossivel com esses horarios.

Mas musica erudita é diferente…

Os bons concertos sao, em geral, segunda ou terca feira. Ao menos é quando se concentram os concertos do Mozartem e Bank of Boston. É verdade que ha, tambem, os concertos da Sala Sao Paulo, mas nao concordo que sejam, necessariamente, de boa qualidade. Ha coisas boas, sem duvida, mas muitas duvidosas.

Um exemplo?

Depois de morar um ano em Paris e assistir a quase 100 concertos, na sua maioria de excepcional qualidade, retornei ao Brasil e hesitei muito a ir a um concerto aqui. Ate que um dia acabei cedendo e fui a Sala Sao Paulo, assistir a Sagracao da Primavera. Obra que aprecio muito e tinha tido a oportunidade de assistir, 2 meses antes de regressar a SP, em Paris, no Theatre du Chatelet.

O concerto da Sala Sao Paulo, nos idos de 2002, foi simplismente lamentavel…eu nao conseguia acreditar no que estava nao ouvindo e no que ouvia…Estava ruim mesmo…e nao é que ao final do concerto o pop star Naschling da um depoimento dizendo que era a primeira vez que executavam, que havia sido um desafio a orquestra tocar, coisa e tal. Eh tudo muito bonito e acho excelente que finalmente tenhamos uma orquestra com sala e corpo estavel, em constante aprimoramento, mas dai a dizer que a orquestra eh excelente e o regente ficar se gabando de turnes mundias, é absolutamente ridiculo. A nao ser que ele diga isso apenas como parte de sua estrategia de marketing, caso contrario, nao entendo. Nao é possivel que ele mesmo acredite que a orquestra seja tao boa como ele mesmo diz….

Eh verdade que a orquestra tem experiementado um repertorio novo, distante dos classicos que estao na maioria dos concertos, assim como a orquestra tem sido capaz de atrair alguns excelentes regenetes e musicos internacionais…

Para resumir a estoria, é a melhor orquestra que ja tivemos, mas dai a considera-la excepcional, em comparacao com as internacionais, ha uma longa distancia…

Mas o problema nao esta so na orquestra nao….ha muitos outros…..

Ir a Sala Sao Paulo sempre me traz um pouco de alegria e encantamento. Nao ha duvidas de que é belissima. Linda mesmo, com boa acustica etc e tal. Mas dizer que eh a melhor acustica do mundo…como ja ouvi, é absurdo…Ja noitei que na plateia, muito a frente, por exemplo, se ouve muito mau os instrumentos que estao atras ou do outro lado. Alguem ja comentou isso? Ainda nao ouvi ou li….mas deve ter comentado pois eh muito evidente.

Mas uma coisa me deprime ao ir ate la……deprime mesmo…É que a sala é como um shopping center em meio a uma regiao degradada e degradante, no centro “velho” de sao paulo. Que merda termos um “centro velho” ao inves de um “centro antigo”…..mas é a pura verdade. Sao Paulo ja nao tem mais um Centro Antigo, e este eh um misterio para mim.

Quais eram, onde ficavam e onde estao os registros de edificios dos seculos 17 e 18 em sao paulo???

Ja comentei isso com algumas pessoas que me dizem. Mas sao paulo era muito pequena nesta epoca….nao tinha nada…Nao tinha nada? Se havia o Patio do Colegio….deveria haver alguem que morava proximo a ele….Se os bandeirantes sairam daqui, onde estao as ruinas, que sejam, de onde moraram?

Acho isso tudo muito estranho…..

Mas o assunto aqui é porque uma bela sala, exemplo de restauracao, me deprime.

É que de fato é uma bolha…isolada…cercada de predios decadentes, feios e/ou lugares por onde nao se pode caminhar, que sao, de fato, desagradaveis (feios e sujos) e perigosos. Nesta situacao as pessoas vao de carro e entram em um estacionamento de shopping center,….imenso, e para acessar a sala somos forcados a entrar em um corredorzinho e uma portinha “de alice”, depois uma escadinha apertada, que sempre fica congestionada, ate chegar ao belo saguao da sala. Por que nao fizeram um acesso condizente com a arquitetura do edificio??????

Ao final do espetaculo ha um verdadeiro congestionamento de pessoas que tentam sair por esta unica escada, como se fosse um estadio de futebol chique….Que falta de nocao……É como se Para entrar no Louvre, ao inves da Piramide de vidro, tivessem feito uma portinha em que todos tivessesm que se espremer ate adentrar ao salao principal.

A entrada é algo fundamental (e saida tambem, pricncipalmente em casos de emergencia) …mas ali…eh escondida e distoa de todo o resto.

Vamos pensar em outros teatros e salas?

Municipal de Sao Paulo e do Rio estao em pracas espacosas….e tem diversas entradas….Se nao estivessem, tambem, em locais perigosos, seria melhor, mas Ha coerencia nos projetos.

Vao dizer…”ah…eh diferente…sao antigos”

Bullshit

EH so pensa…

Metropolitam Opera House….ao lado do Lincoln Center……e em uma belissima praca

Opera Bstille (nao precisa comentar)

Nao vou nem falar do teatro do Champs Elysees porque seria sacanagem (na saida…vemos a Torre Eifel e o Senna)

Teatro da Filarmonica de Munich…situado em ruas agradaveis e entrada fantastica
E museus?

A mesa coisa,tanto antigos como novos, estao em espacos publicos agradaveis…..e as entradas sao valorizadas e coerentes com o entorno.

Isso nos permite muita coisa….favorece a sociabilidade e a convivencia com a cidade..

Chegamos mais cedo, de preferencia de Metro. Tomamos um cafe, admiramos o edificio…No intervalo, pode-se sair e fumar um cigarro observando o movimento. Na saida, pode-se caminhar um pouco e tomar um cafe ou um vinho, de preferencia em algum lugar para fora (se nao estiver frio) ou “para dentro”, mas em um restaurante com paredes e janelas de vidro que permitem olhar a cidade….E isso possibilita funciona como uma prorrogacao do Concerto……onde se convive com outros que compartilharam o mesmo momento magico da musica…..escuta-se os comentarios dos outros, vive-se, de fato, um momento cultural especial….

Ja em Sao Paulo, saem todos, correndo, para entrar em seus automoveis e irem, cada um, para um lugar….fugindo do centro fetido e perigoso…….

Isso é muito deprimente!

Em outro post falo do concento do final de semana……

6 Respostas to “O Lado Deprimente da Sala Sao Paulo”


  1. […] Chegado o dia do concerto fomos à Sala Sao Paulo e descobrimos, com o programa ja em maos, que seria executada na integra, o que me deixou muito feliz. Mas fiz as contas e percebi de cara que haveria alguns problemas, pois com os intervalos, o concerto acabaria proximo à 1 hora da manha! […]

  2. Carlos Says:

    Voce necessita de um analista urgente….que pessoa horrivel

  3. Angelo Says:

    Pois é, muita crítica e pouca objetividade, eu diria.
    “Infelizmente” São Paulo não é Viena, Munique, Paris, Praga, etc.
    São Paulo é São Paulo e eu fico feliz por, em São Paulo, haver a Sala São Paulo, a Osesp e o Teatro Municipal.
    O ambiente que circunda a Sala São Paulo é horrivel de fato, mas se o único lugar onde eu me sentisse bem fosse a Europa, eu, pessoalmente, já teria me mudado para lá.
    Na verdade me sinto muito melhor aqui no centro velho do meu país do que em qualquer outro país do mundo.

  4. André Pádua Says:

    Com todo respeito, vá morar na Europa, amo São Paulo, amo o Brasil, com todo os defeitos.

  5. ANGELA DENELLE Says:

    CONCORDO COM O QUE DISSE DA ENTRADA .. DO CORREDOR E ESCADAS APERTADAS, DO AMBIENTE DO LADO DE FORA JÁ DEGRADADO , COM UMA SALA MARAVILHOSA, A ENTRADA DEVERIA SER TRIUNFAL, MAS ACREDITO QUE A TENDÊNCIA SERÁ DE MELHORAS…

  6. Adeli Says:

    Que pena, é lindo os acontecimentos, a Sala São Paulo, mas eu tenho meu instinto de preservação de vida e segurança em primeiro lugar, então não vou lá….o que é uma pena!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s