A minha expectativa par aassistir uma das Paixoes de Bach era muito grande. Ate entao eu ja tivera a oportunidade de assistir em duas ocasioes:

pa– Em 2000, em Salzburg, consegui assistir a Paixao Segundo Sao Joao,. Foi a primeira oportunidade de ver a obra ao vivo. Eu participava de um seminario e ja havia descobero que ocorreria o concerto. Tentei convencer alguns dos 40 participantes a me acompanhar, mas declinaram do convite dizendo que estavam cancados….la fui eu, sozinho, no frio, caminhando 4km ate o local do concerto. Apesar de estar sentado bem atras, e de nao haver um libreto com um texto que pudesse me orientar para compreender o alemao, foi fantastico.

– Em 2002, em Paris, assisti a Paixao Segundo Sao Mateus em uma Igreja Protestante, com minha esposa. Ficamos em um balcao, e com o libreto na mao, pudemos acompanhar musica e drama e aproveitar ao maximo este concerto.

kentDesde entao ouco as Paixoes com regularidade, estando alguns de seus excertos entre meus preferidos, mas nao imaginava que teria a oportunidade de assisti-la aqui no Brasil, tao cedo. Dai vimos o anuncio de que haveria uma Paixao Segundo Sao Mateus pela serie Cultura Artistica, com regencia de Kent Nagano e a Youth Orchestra of the Americas.

Como o concerto estava previsto para as 21hs do domingo, e a obra tem 3 horas de duracao, sem contar intervalos, imaginava que seriam executados apenas excertos, e cheguei a perguntar para as pessoas da bilheteria, mas nao souber ar qualque informacao.

Chegado o dia do concerto fomos à Sala Sao Paulo e descobrimos, com o programa ja em maos, que seria executada na integra, o que me deixou muito feliz. Mas fiz as contas e percebi de cara que haveria alguns problemas, pois com os intervalos, o concerto acabaria proximo à 1 hora da manha!

Nos entramos na plateia, nos sentamos e o concerto se inicia, na hora prevista (!). Logo na abertura ha um grande destaque para a orquetsra e os coros, que sairam-se muito bem. Me surpreendeu positivamente o fato de haver uma legenda eletronica acima do palco, que nos permitia aocmpanhar o texto, mas estranhamos o fato de nao encontrar o coro infantil, que estava previsto para acompanhar os outros 2 coros.

Ao observar o regente com mais atencao notamos que ele as vezes virava de costas (de frente para a plateia) e fazia alguns sinais, regendo o coro infanil, que estava escondido atras dos camarotes. Na posicao em que estavamos nao tinhamos condicoes de ve-los nem de ouvi-los, pois as vozes dos garotos nao chegavam ate nos. Pensei comigo…que pena! Teremos que mudar de lugar para conseguir ve-los.

Depois de pouco 1 hora e meia de concerto saimos para o intervalo (às 22;30) e notamos que algumas pessoas ja estavam indo embora (?!) e muitas outras comentavam estar preocupadas com o adiantar da hora.

Muitos nao tinham nocao de que a peca era tao longa, e nao teriam como ficar pelos compromissos do dia seguinte. Outros, sabiam da duracao da mesma, mas perceberam que nao conseguiriam ficar ate o final, por diferentes motivos, e a maioria, acredito eu, avaliavam que ja haviam ouvido e visto o suficiente de Bach para um domingo a noite.

A consequencia imediata é que apos o intervalo havia quase metade do publico na sala!! O lado positivo eh que pudemos nos mudar para uma frisa/camaroto, de onde poriamos ver e ouvir melhor e, ainda, ver, de longe, o coro dos meninos, escondidos atras de algumas colunas, no topo da sala. Nao entendi realmente porque trouxeram esses garotos de tao longe para nao deixa-los cantar em um lugar mais nobre. Havia espaco no palco ou atras do palco…..Vai saber…

O lado negativo é que com o decorrer do concerto..as pessoas foram, simplesmente, deixando a sala sem cerimonio, fazendo barulho….Nos presenciavamos um concerto de excepcional qualidade, mas lamentavamos muito pelo publico que ia escasseando, ao ponto de, no final do espetaculo, menos de 1/4 das cadeiras do teatro estarem ocupadas.

Que lamentavel!!! Orquestra, Regente e coros mereciam aplausos, muitos aplausos, mas nao havia publico suficiente e os que haviam resistido (à 1 da manha) ja nem conseguiam mais aplaudir o suficiente para retribuir tudo o que tinham presenciado nas 3 horas de musica de Bach.

Por que cargas d´agua nao programaram este concerto paras as 18 ou 19hs? Esta é a pratica usual em qualquer Teatro que apresenta pecas de longa duracao, seja em Paris, Nova York ou Londres. Uma Opera em Paris, por exemplo, costuma iniciar as 20hs, mas Parsifal, que dura 5 horas, comeca as 16Hs!

Mas duro mesmo foi o retorno de la…passar pela Cracolandia a 1 da manha do domingo, mas isso fica para um proximo post….

Artigos relacionados

A Sala Sao Paulo